domingo, 30 de outubro de 2011

Para aqueles que acham que o fisiculturismo é um esporte sem valor e o atleta fisiculturista é desprovido de inteligência...

1º - Fisiculturismo não é só um esporte, é um estilo de vida, nossa preparação é de "apenas" 24 horas por dia...
2º - O fisiculturista precisa de mais informações e estudos do que qualquer outro atleta de outros esportes....

O fisiculturista precisa:

-Aprender a fazer dieta
-Aprender sobre nutrição
-Aprender do que os alimentos podem ser feitos
-Saber interpretar a tabela nutricional dos alimentos para visualizar que benefício e malefício este alimento pode trazer ao seu organismo.

- Ter disciplina e determinação
Para nós a glória vem da metamorfose do nosso ser fraco, guloso e preguiçoso em um ser forte, disciplinado, destemido, e essa transformação ocorre (ou nao) a todo momento, quando escolhemos um alimento mais saudável no lugar de um mais "gostoso". E quando trocamos nossa zona de conforto por procurar maneiras mais arduas de treinamento, ou quando temos prazer em nao beber e vemos os outros se estragarem e não temos vontade nenhuma de fazer isso porque estamos com a mente 100% focada no que estamos fazendo.


Não conheço ninguém que tenha modificado o seu físico, que não tenha amor ou pelo menos entenda o quanto é importante ter um tempo para ir comprar, selecionar os melhores alimentos, prepará-los de forma rápida e levá-los consigo durante o dia. Ou se a pessoa dispõe de algum empregado ou até mesmo a mãe para fazer isso, tem que assegurar a continuidade desse processo, o pedido de compra ou a compra em si, porque muitas vezes os ingredientes saudáveis não são fáceis de ser encontrados e decifrados nas gôndolas e prateleiras dos supermercados.

Muitos podem melhorar muito mesmo, mas muito poucos podem ficar naquele nível que chama atenção pela qualidade, porque isso não se pode comprar, não se pode acelerar, nem adianta se encher de porcarias, porque isso vários fazem e mesmo assim não conseguem ficar bem densos e definidos, podem inchar,  apresentar grande volume e andar armados, mas sempre ficarão atrás daquele que mesmo sendo mais leve aparenta muito mais robustez e trabalho árduo em seu físico.  

Esculpir os lugares certos do corpo e se manter magro é uma arte, uma arte antiga, na verdade é um espírito que fica ao lado dos guerreiros que resolvem abandonar um pouco a facilidade de prazer instantâneo gerado pela comida, e lutam contra a preguiça e a vontade de fazer outras coisas e transcendem seus limites nas academias e nas ruas, gerando calor por ai enquanto movimentam seus corpos, depletam suas energias, rompem suas fibras, e, o que é mais importante, sabem colocar os nutrientes no momento certo para tudo que foi gasto ser reposto e com reservas para a próxima rotina de treinamentos. 

O verdadeiro Bodybuilder sente que esta preparado para tudo quando vai competir, ele sente-se forte mesmo estando fraco pela rígida dieta, ele busca a serenidade mesmo estando mais agressivo, ele consegue correr e treinar pesado, tudo ao mesmo tempo. Mas isso não ocorre de uma hora para outra, existe uma progressão que deve ser seguida com paciência.

O Bodybuilding ou fisiculturismo é um esporte que se diferencia dos outros porque o planejamento e a sistemática, influenciam demais no resultado final, e ele pode ser praticado em vários níveis, mesmo aquele que não deseja ter um corpo forte, definido e esculpido pode se beneficiar das estratégias de dieta e treino para se preparar para os outros esportes, pois muitas vezes em outros esportes o atleta precisa perder ou ganhar peso para competir, e deixar o atleta com o mínimo de gordura e máximo de massa muscular possível é vantagem em qualquer esporte, porque a gordura carregada é um peso morto que não serve para nada, mas cada kg de massa muscular ganha equivale a mais cavalos de potencia para um motor, pois além de te carregar por aí, a sua musculatura ainda gasta muita energia para se manter viva, ao contrário da gordura, que é um tecido morto. Isso quer dizer que cada kg de massa magra ganha, aumenta também a velocidade do metabolismo e sua demanda energética, em outras palavras, aquele individuo com mais massa magra vai ter um gasto calórico maior e não vai precisar ficar sofrendo tanto  em dietas de poucas calorias.

Vemos aquela categoria de "malhadores", não conseguem ter freqüência de treinamento e por isso não melhoram e ficam estagnados ou vão apresentando uma piora disfarçada  porque desregulam a comida no final de semana e ai chegam na academia fazendo força e não vendo que estão até ficando mais volumosos mas com a cintura parecendo um balão. Esse é um problema que atinge muitos caras que treinam faz tempo, ou seja, aprendem a fazer a primeira metade do trabalho: Treinar e Comer Bem. Mas acabam por comer demais e ter dieta desequilibrada, o que faz com que fiquem arredondados e sem definição muscular pela quantidade de gordura que fica estocada não somente no abdômen, mas também em toda a superfície corpórea, escondendo assim o verdadeiro formato dos músculos peitorais, das costas, enfim, essa é a parte onde o Fisiculturismo se separa de vez do Halterofilismo, pois no halterofilismo não faz realmente muita diferença se vc tem 17% ou 7% de gordura. Muitos também não tem a preocupação com a quantidade de gordura porque pensam “Estou em off, posso ficar pesadão...”. Mas a pergunta que faço é: Como pode estar em off alguém que nunca esteve em on? Os verdadeiros offs acontecem quando já se tirou a capa de gordura abdominal, pelo menos o excesso dela. Dessa forma vai ficar muito mais compensativo fazer o off, porque vc estará visualizando exatamente o que está acontecendo. Uma vez que alguém esta a ganhar peso e esse peso começa a se acumular na região do abdômen em uma proporção maior do que está hipertrofiando braços, caixa toráxica e pernas, entao ai já está na hora de repensar nesse trabalho porque alguma coisa está dando errada. 

Muitos adoram puxar ferro, muitos adoram chegar na academia e colocar o pesão no supino e apavorar, mas muito poucos extendem isso com o mesmo grau de importância para as atitudes da vida e do dia a dia, atitude essas que realmente farão toda a diferença. 

Os campeonatos fazem você conhecer o seu corpo, fazem você ver com seus próprios olhos, e sentir na própria pele aquilo que você somente vê de fora, você vê aqueles homens e mulheres definidos e trincados nas revistas, e pra você é um mistério como eles ficaram assim. Para participar de um campeonato, você não precisa ser o melhor nem ganhar nada, mas se você tiver adquirido um aspecto bom, então esse mistério se descortinará e você começará a enxergar tudo diferente. 

- Respeito e Humildade
Sabem, a coisa que mais admiro em um fisiculturista? No verdadeiro fisiculturista? O fato de saber reconhecer no outro quando o trabalho foi bem realizado. O verdadeiro fisiculturista não Gosta ou Desgosta do shape de alguém, ele realmente sabe bem o que foi feito e ao mesmo tempo sabe o que foi negligenciado. Por isso o verdadeiro fisiculturista não vai ter inveja do físico do outro, porque  in veja vem do grego não ver. E quando você tem inveja de alguém é porque você não vê na pessoa o merecimento, ou não viu tudo o que ela lutou ou sofreu para ter algo,  ou estar na posição que está. E isso definitivamente não ocorre entre os verdadeiros fisiculturistas, sejam eles enormes ou nem tanto, por isso nos bastidores dos campeonatos existe o igual respeito desde os novatos até os mais profissionais. Todos ali de uma forma ou outra partilham da mesma carga pesada, cada um pelo tempo e com o peso que consegue aguentar. E nas salas de aquecimento, homens e mulheres juntos, homens com sungas minúsculas e mulheres com biquínis menores ainda, porém ali o clima e a energia e o respeito entre os atletas é uma coisa tão natural, e desaparece o pudor, qualquer sentimento ruim, cada um de nós mora em um corpo, tem trabalhado nele, e o palco é o apogeu do campo de batalha para nós. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário