quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CONTRACEPTIVE X GAIN MUSCLE MASS - ANTICONCEPCIONAL X GANHO DE MASSA MUSCULAR

A pílula anticoncepcional é utilizada mundialmente, sendo um dos métodos contraceptivos mais comuns desde os anos 50, atuando na inibição da ovulação, que é a liberação dos óvulos não fecundados pelos ovários. Com certeza você já se perguntou se este comprimidinho tomado diariamente afeta de alguma maneira sua saúde e sua estética, mas será que ele afeta os ganhos de massa muscular?

   Infelizmente sim, o anticoncepcional interfere no ganho de massa muscular! A Universidade no Texas A&M publicou um estudo que relata que os contraceptivos podem diminuir o ganho de massa muscular. O estudo foi feito com mulheres com idades entre 18 e 31 anos durante 10 semanas de treino de musculação em conjunto com uma dieta rica em proteínas, todas elas foram submetidas a avaliações antropométricas (medidas corporais) e análises bioquímicas de sangue. O resultado do estudo revelou que aquelas que utilizavam anticoncepcionais orais obtinham menos ganho de massa muscular quando comparadas às mulheres que não usavam. 

Por que isto acontece?

   A diferença que foi encontrada entre os grupos de atletas usuárias e não usuárias de anticoncepcionais orais durante o estudo parece estar relacionada com a diferença na concentração de hormônios envolvidos no crescimento muscular bem como os envolvidos na degradação muscular. 

   Mulheres que usam pílulas anticoncepcionais apresentaram menores níveis de hormônios anabólicos bem como maiores níveis de cortisol, hormônio que pode prejudicar o ganho de massa magra. Como a pílula é algo exógeno, nosso corpo diminui a produção de hormônios endógenos e, desta forma, os níveis de estradiol, progesterona e testosterona diminuídos interferem nos níveis de cortisol e aumentam a resistência à insulina. Por isso, pode-se perder um pouco da definição abdominal por aumento do diâmetro da cintura.

   Outra explicação encontrada está relacionada com o transporte de hormônios pelas globulinas, que são proteínas presentes no sangue e fazem o equilíbrio das substâncias no nosso corpo. Os hormônios que encontramos nos anticoncepcionais são sintéticos e não são transportados pelas globulinas ficando disponíveis nos tecidos. Desta forma, fazem com que o fígado produza mais globulinas e aumente a captura dos hormônios endógenos, tornando-os indisponíveis. Da mesma forma, as globulinas transportam testosterona, e na presença de hormônios exógenos, menos testosterona teremos disponíveis, por isso nos privando dos benefícios como ganho de massa muscular, libido e lubrificação vaginal.

   Importante! Estou apenas relatando resultados de um estudo feito sobre anticoncepcional! De forma alguma estou encorajando você a parar de tomar a pílula! Caso ache necessário, converse com sua ginecologista sobre o assunto sobre os outros métodos disponíveis, mas nunca troque seu método anticoncepcional por outro método por conta própria.


ON LINE CONSULTANCY

Nenhum comentário:

Postar um comentário